Você sabia? - Já existiam no NES!!!
Enviado por: Rpg_Xpert
17/03/2012 15:09:03 #DJ'S #Você sabia? 3 / 0

Puxa vida, esse jogo novo que a empresa "x" fez é muito legal!!!!

No fundo dessa história, em termos de novo, não tem nada!!! Muitos games que existem hoje, que são a inspiração e a vida para muitos gamers (exageraaado...) na verdade, podem até ter servido de inspiração para seus pais, ou até mesmo seus avós!!! Bem, todos nós sabemos (na verdade, estamos carecas de saber!) que a tecnologia avançou bastante, principalmente na questão dos games. Games que hoje em dia são ultrapassados, sem graça, sem enredo, sem vida, sem efeitos, sem vozes (resumindo, quase sem nada...), naquela época, eram incríveis. Foi a idade de ouro do videogame ^x^.

O que muitos não sabem é que alguns personagens de games que são muitos conhecidos pelo mundo Gamer hoje já pintavam o sete nas telinhas de 8 bits e nos fliperamas da vida.

Vamos fazer uma pequena viajem no tempo e ver como alguns games que pintam o sete nos consoles de hoje surgiram no nosso velho e respeitado vovozinho videogame, o NES...

  • Donkey Kong

Bem, conhecemos muito bem hoje o gorilão de gravata que vive dando surra em jacarés, pulando em Barris e comendo muitas, mas muitas bananas! Mas vocês sabiam que o gorilão aqui já foi um vilão de jogo, que ficava jogando barris para tentar derrotar o Mário Bros?

É a pura verdade, pessoal, sabem por quê? Aí vai uma pequena historinha:

O jogo "Donkey Kong" foi originalmente criado em 1981, para o NES, o DK do jogo era um gorilão em que seu dono, Jumpman (Mario), foi mal com ele, então, com raiva, ele captura sua namorada, Pauline (Princess Peach), e sobe as escadas com ela (escadas? Calma gente, vocês vão entender ao verem sobre a jogabilidade, é que jogo de NES não tem muito enredo).

A NES lançou mais dois jogos. o segundo se chama Donkey Kong Jr., onde o filho de DK tenta salvá-lo das garras de Jumpman (Mario). Isso mesmo, agora o Mario era o vilão! O terceiro, Donkey Kon 3, DK invade uma estufa e incomoda as abelhas. No jogo, você é o dono que o persegue e tem que ir passando as fases salvando a estufa das abelhas que DK espanta.

Jogabilidade

A jogabilidade é bem simples, típico dos jogos de NES, em Donkey Kong, você, no comando de Jumpman (Mario), tem que ir subindo as plataformas, pulando dos barris que DK joga, até alcanças a plataforma onde a princesa está. Em DK Jr. no comando do bebê Kong, você tem que ir pulando nos cipós e desviando das armadilhas do Mario até alcançar seu pai, o próprio DK. E em DK 3, você tem que ir atirando nas abelhas que o gorila espanta e também atirando nele pra não deixar ele cair.

A jogabilidade é bem simples por ser um jogo de NES, as fases são quase iguais, mas alguns elementos do cenário vão mudando e ficando mais difíceis conforme você avança nas fases.

^ Gameplay de Donkey Kong do NES.

Por causa do grande sucesso do quase King Kong ali, a NES resolveu criar um jogo próprio para o encanador que ficava pulando dos barris do macacão. Foi aí que surgir o famoso Mario Bros, o qual vamos falar agora...

  • Super Mario Bros

Como acabamos de ver, o encanador mais famoso do mundo surgiu primeiramente em Donkey Kong, em 1981. Mas como o pulador de barris ganhou bastante sucesso no jogo, o designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto criou um dos primeiros jogos de rolagem lateral (slide crossing), como o protagonista o próprio Jumpman, que agora passou a se chamar Super Mario.

Naquela época, o Mério não tinha muita ajuda de Yoshis ou penas para sair voando. Ele apenas contava com o velho cogumelo, a flor que lhe dava energia para jogar bolinhas de fogo e, por alguns segundos, ele ficava invencível com a estrela, mas apenas para exterminar alguns cogumelinhos do mal e algumas tartarugas, nothing more!!!!

Os jogos antigos do Mario não tinham muito enredo, ele apenas tinha que passar das fases, entrar no castelo, derrubar o Bowser da ponte e achar as princesinhas. A partir de Super Mario 3, o encanador passou a participar com o novo personagem, seu irmão Luigi, de histórias mais bem elaboradas, sem falar do seu novo cavalinho, o famoso Yoshi. A tecnologia avançou muito no mundo dos games, e o nosso encanador mais famosos do mundo foi acompanhando  se incrementando!

Esse jogo foi, desde seu início, de grande inspiração para incontáveis games que fixaram este estilo de plataforma para os jogos. Um dos grandes sucesso que foi inspirado por Mario Bros, e que fez bastante sucesso na época do NES por ser muito bem feito, foi o jogo Adventure Island, feito pela Hudson, totalmente inspirado no estilo de Mario Bros.

^ O estilo de mapa e a rolagem lateral das fases é idêntico ao de Super Mario.

Até mesmo quem nunca jogou conhece esta música:

  • Legend of Zelda

Temos aqui outro herói que é muito bem reconhecido por todo Gamer que se preze. O nosso valente Link também nasceu no mundo dos 8 bits.

Legend of Zelda foi uma série de jogos de Ação/RPG criado pelo mesmo autor de Mario Bros, Shigeru Miyamoto, em 1986 para o NES. Todos os jogos da série, no geral, envolvem um heróizinho de capuz verde, que tem uma espada, que vai catando coisas, protegendo uma princesa chamada Zelda, e evitando que seres malignos, como o vilão principal do jogo, Ganon, consiga conquistar a Triforce, um símbolo divino que pode trazer paz e prosperidade ao mundo. Se ela cai em mãos erradas, traz a tragédia ao mundo.

^ Primeiro Banner de Legend of Zelda

A história não mudou muito até os jogos atuais de hoje. Link ainda continua protegendo a Triforce das garras dos homens maus. Mas conforme o jogo foi se desenvolvendo, Miyamoto foi incrementando mais história e mais elementos na história. Essa mudança ficou bem evidente em Legend Of Zelda - A link to The Past, para SNES, onde, além de você ter que fazer quests e subquests para conseguir tesouros escondidos, armas mais poderosas e itens sagrados, você tem que passar por dois mundos e enfrentar todos os lugares de todos eles. Foi um dos jogos mais premiados da Nintendo.

O fato de que a versão do NES não possui quase nada de falas ou de algum enredo que se preza, a jogabilidade se tornava mais difícil, porque não tinha mini mapas ou alguém que disesse para qual direção você deveria tomar.

Olha só, hein, galera? Se você morrer na versão de NES, tem que começar tudo de novo!!!! Não tem Save nem Password!!!

^ Um pouco da jogabilidade de LOZ do NES...

  • Mortal Kombat

Isso mesmo pessoal!!! Pra quem não acredita, os caras aí já tem mais de 25 anos que vem lutando, arrancando corações, ossos, tripas, seja lá o que for.

Pra quem conhece a trama de hoje, vai perceber que na versão do NES, até que os caras eram bem bonzinhos. Não tinha nada desse negócio de sangue, fatalities, brutalities, animalities, porcariálities, frescurálities, seja lá o que for. O jogo consistia assim:

Você iniciava o jogo, escolhia seu personagem, o oponente, lutava com ele com apenas uns 5 comandos básicos de soco, chute e o famoso "poderzinho" que eles tinham. Daí, quando a barra de vida termina, simplesmente o cara cai no chão e pronto!!! Olha que violência!!! Isso é um absurdo!!!! >.<

^ Olha o poderzinho do Rayden!!! o.O

Quando você termina a partida, você repete a mesma coisa. Conforme você vai ganhando, vai acumulando pontos. Os elementos mais "macabros" que tinham na época eram alguns cenários de algumas masmorras cheia de esqueletos e dentro de um vulcão com alguns cadáveres incinerados dentro dele...

Não acredita, né? Dá uma olhada nesse vídeo... E olha que já era o Mortal Kombat 3, que já tinha o nome de Utimate Mortal Kombat!!!!

Pois é, galera... qualquer marmanjo que baba pelos gráficos perfeitos dos jogos de hoje, dariam tudo naquela época pra poder ter uma pequena moeda de 50 cruzeiros pra poder jogar num fliperama algum desses aqui falados neste post...

Esperam que tenhma gostado da minha primeira matéria após meu retorno... Se tiverem sugestões de mais games que estiveram no NES, comentem, poderei fazer futuramente uma Parte 2!

Até as próximas!!!

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
lba139 em 18/03/2012 20:55
Ótima matéria kra ^^
Nossa joguei muito esse primeiro Donkey Kong aí, era 2000 ou 2001 não lembro...ficava esperando meu pai sair do PC pra poder joga escondido (ele não me deixava jogar kkk')
0 / 0
Xtremer em 18/03/2012 12:47
É lógico que a matéria tá ótima, meu amigão aqui tem 4 anos de experiência Game Lib, tá craque mesmo!!! :)

Ei, xpert, lembra quando a gente jogava Adventure Island e Mario juntos quando a gente era criança ... só nunca soube porque vc sempre gostava de jogar com o Luigi, hehehehehe... e nem vem que eu te dava um banho no Pac Man, muahahahahaah!!!

A matéria tá excelente mesmo, muito bom, e eu concordo com a ideia do Renato, de fazer um tutorial... Queremos saber o que o mestre DJ tem a nos ensinar, xD
0 / 0
Renato12 em 17/03/2012 19:01
Cara, que matéria sensacional!Muito boa a matéria, você e expert nas matérias, queria me espelhar em você pra fazer matérias assim tão boas!Queria dar até uma sugestão pra fazer que nem o nosso amigo Ebizairy fez, um tutorial de como fazer uma matéria.

P.S. O jogo que mas gostei foi o Donkey Kong (apesar de só ter jogado o Mario e o MK).
0 / 0
Sora em 17/03/2012 18:48
Eu estava acompanhando atravez do rascunho meu amigo ficou muito bom!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Blog: Detonadores de JogoS
"Começar uma nova jornada talvez seja dificil...ou talvez ela já até tenha começado...". E é pra isto que estamos aqui, pra começar uma nova jornada.

Quem faz o Detonadores de JogoS

Populares
Recentes