[RetroLib] Dino Crisis, o Resident Evil de dinossauros

Enviado por: NUB
30/01/2012 12:18:53 2 / 0

Em 1999 a Capcom ainda estava colhendo os frutos de Resident Evil (RE), o maior sucesso do gênero Survival Horror da época.

Mas para não fazer continuações do game em curtos espaços de tempo -- o que poderia deixá-lo enjoativo --, Shinji Mikami resolve criar algo semelhante, só que com dinossauros.

"Adoro o gosto de humanos!"

Dino Crisis 1

Dino Crisis foi lançado em julho de 1999 para o PlayStation 1. Possui outras versões para DreamCast, Microsoft Windows e, recentemente, para PlayStation Network; Regina é a personagem principal.

O jogo conta a história de uma unidade de resgate chamada S.O.R.T. (bem a cara do Shinji Mikami), que tem de ir a uma ilha desconhecida chamada Ibis para trazer de volta o cientista Edward Kirk -- nada a ver com Star Trek --, conhecido mundialmente por realizar pesquisas energéticas geniais que mudaram o mundo. Aparentemente, Kirk havia morrido três anos antes dos acontecimentos do jogo, o que corresponderia a 2007. Mas só aparentemente.

Na verdade, o filho-da-mãe está vivo e trabalhando com um grupo de pesquisa numa ilha isolada. Quando o governo descobre, envia um grupo (que é o tal do S.O.R.T.) para trazê-lo de volta a seu país de origem. O cientista desenvolveu uma fonte de energia chamada Third Energy (Terceira Energia).

Os agentes saltam de paraquedas (um deles morre logo no começo ao aterrissar e ser engolido por um T-Rex, azarado) e descobrem que o lugar está cheio de dinossauros, e que quase todos os trabalhadores foram mortos. Ao encontrarem o Dr. Kirk, ele revela que a Third Energy é capaz de transportar objetos e seres para qualquer tempo, e que a razão para aqueles dinossauros estarem ali é a de que houve um erro que provocou excesso de energia, gerando um lapso temporal. Regina e sua equipe, Gail e Rick, devem resgatá-lo e voltar a salvo para o continente. Agora, se este doutor não tivesse um ego tão inchado como este, tudo estaria numa boa; então, é a velha história do cientista louco que quer ver do que o seu experimento é capaz.

O game tem a jogabilidade idêntica à de Resident Evil, com uma única diferença: em Dino Crisis é possível andar e atirar ao mesmo tempo, sendo 2D e 3D em determinadas partes. Há um sistema chamado Magic Box, que é equivalente aos baús de RE. Se seu inventário estiver cheio, você pode deixar algum item nele no começo do jogo e, quando achar uma outra caixa, aquele mesmo item estará ali. O jogo também se torna mais longo devido à grande quantidade de puzzles contidos na trama, que alguns até acham mais difíceis que os do próprio Resident Evil.

T-Rex era a mesma coisa que o Nêmesis; quando dava as caras, todo mundo tinha medo

Dino Crisis 2

Um ano se passou desde os incidentes na ilha Ibis (igual ao nome do hotel), sendo agora 2 de outubro de 2011. A Terceira Energia sofreu outro acidente (para variar), agora estando sob domínio do governo. Eles queriam realizar outra pesquisa, utilizando a máquina para trazer microorganismos vivos e células da Era Cretácea para o século de hoje. Precauções não foram tomadas, o que resultou no desaparecimento de uma cidade inteira, chamada Edward City, e de um complexo de pesquisa militar que ficava próximo a ela. Em seus lugares, apareceu uma selva, de um outro tempo. Os dois protagonistas do jogo são o tenente Dylan Morton e Regina.

Dylan é o tenente da Time Recognition and Acquisition of Tactical, ou em português Reconhecimento de Tempo e Aquisição Tática (TRAT), que foi enviado no tempo com o resto da equipe para realizar uma missão de busca e salvamento. Outro personagem de destaque é um outro membro da TRAT, David Fork (Garfo). No início, ele é separado do grupo após acertar o olho de um tiranossauro com uma bazuca. Durante a aventura, Dylan encontra uma sobrevivente, que na verdade era uma funcionária do tempo, especializada em cuidar e ambientar espécies de dinos no laboratório de tecnologia viral de Edward City.

A jogabilidade continua a mesma e o CG final do jogo é o ponto que a maioria dos jogadores não entende, mas eu vou explicar: quando o caixote de arquivo cai em cima da perna de Paula e ela instantaneamente fica impossibilitada de andar, o portal 3rd Energy se abre; Dylan diz que não pode deixar sua filha Paula e pede que Regina conclua sozinha a missão, voltando ao tempo atual e entregando todos os discos especiais recolhidos durante o jogo ao governo para que criem um "portal perfeito"; assim, deveriam voltar no tempo para resgatar Dylan e Paula e até mudar o passado. Logo em seguida, os computadores caem em cima de Dylan e Paula e tudo explode, mas se Regina voltar no tempo futuramente, ela pode mudar isso e salvar os dois.

Dino Crisis 3

Com a decisão de levar Resident Evil Remake exclusivamente para o GameCube, Dino Crisis 3 acabou sendo alvo de um acordo semelhante, sendo exclusivo para Xbox; desse modo, a Capcom acabou modificando completamente os rumos da saga mais uma vez.

A trama passada em um futuro distante e os dinossauros geneticamente modificados não agradaram ao público e à imprensa (nem um pouco), críticas que se refletiram nos resultados financeiros do título. Ao todo, menos de 150 mil unidades do game foram vendidas em todo o mundo. O péssimo desempenho deixou a franquia em um hiato. E o pessoal da Capcom diz que não existe um desejo de trazer o game de volta, apesar de o assunto surgir quase sempre nas reuniões de planejamento.

Veja o lixo que Dino Crisis se tornou

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
fb_arthurferreirafigueira em 22/06/2012 14:09
Eu lembro desse jogo! Tinha muito medo de jogar uahuuhauha
0 / 0
czmauricio20 em 30/01/2012 22:45
seria muito legal um novo jogo no qual vc controla a regina do futuro tentando salvar dylan e regina de dino crisis 2
0 / 0
kurosaki Ichigo em 30/01/2012 17:35
Renato12 disse:
Eu acho que seria uma ótima ideia se fizessem um novo (ou remake) Dino Crisis,más com os gráficos da atual geração.
j seria legal mesmo já fiquei muitas horas jogando esse game muito bom
0 / 0
Renato12 em 30/01/2012 14:37
Eu acho que seria uma ótima ideia se fizessem um novo (ou remake) Dino Crisis,más com os gráficos da atual geração.
0 / 0
IV em 30/01/2012 13:42
iv345543 disse:
nossa!!!!
sou muito, muito fã de dino crisis!!!!!!!
show lembrar dele dinovo!!
gostaria ver mesmo outro titulo, no estilo do dino crisis 2!!
ai sim!
o jogo ia ser ótimo!
0 / 0
IV em 30/01/2012 13:37
nossa!!!!
sou muito, muito fã de dino crisis!!!!!!!
show lembrar dele dinovo!!
0 / 0
MrGame em 30/01/2012 12:33
Nossa, como mudou até chegar no Xbox! Estou com saudades. Vou baixar o emulador...
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso