O APP Gamer da semana - "Fight Night Champion"
Quinta-feira chegou e, com ela, a nossa análise de um aplicativo da App Store para iPhone, iPod ou iPad.
Esta semana, "Fight Night Champion" entra no ringue e disputa o posto de mais vendido com outros sucessos da rede da Apple. Com vários lutadores reais, o aplicativo traz um pouco da experiência proporcionada pela série nos consoles.
É bem verdade que os jogos de boxe perderam muito do seu espaço, graças à popularização do MMA, mas, mesmo assim, ainda movimentam o gênero nos consoles, e agora também nos iDevices.
"Fight Night Champion" é, sem dúvida, um marco na série. O game traz lutadores do presente e do passado. Você pode criar a luta do milênio que nunca aconteceu entre Muhammad Ali e Mike Tyson, dois gigantes dos ringues, ou ainda criar uma lenda e guiar seus punhos até o cinturão.
A versão em iOS, como já dito, traz um pouco do tudo o que encontramos nos consoles, mas, claro, não possui todos os lutadores. Mesmo assim, o que importa é que os principais estão lá: Tyson, Ali, De la Hoya, Pacman, Foreman, entre outros. É garantia de sangue.
A jogabilidade é bem simples: um toque na parte superior do aparelho resulta em um soco básico; um deslizar de dedos garante um direto; e fazer o mesmo movimento de baixo pra cima garante alguns ganchos bem dados. Para se esquivar dos esforços dos adversários, você precisa segurar com dois dedos na tela e deslizá-los em várias direções (de preferência, as opostas aos socos de seu adversário).
A movimentação dos pugilistas é feita pelo acelerômetro do aparelho, ou seja, se você quiser recuar, incline o device para trás. Se quiser avançar, faça o contrário.
Parece um pouco complicado, mas nada que duas ou três lutas não resolvam.
Os gráficos nem de longe se parecem com os dos consoles. Isso se deve, claro, à capacidade dos dispositivos. No entanto, é possível identificar os lutadores só de olhar para suas caras com poucos pixels. A EA fez um bom trabalho nesse ponto.
Tyson do lado direito prestes a morder a orelha de Ali.
A versão para iOS também traz o modo Legacy, o ponto alto do jogo dos consoles. Nele, você pode criar um lutador do zero e levá-lo até à glória, ou ainda pegar uma estrela decadente e levá-la de volta aos holofotes, no melhor estilo Rocky Balboa de ser.
Em geral, a experiência de "Fight Night Champion" para iPhone agrada. O único problema pode ser o preço de US$ 4,99, considerado alto para um game da plataforma, nada que uma promoção extraordinária da EA não resolva.
Interessou? Compre direto pela App Store. Já o review da versão para consoles você pode conferir clicando aqui.
Nota 7.5