Analisando Artworks #1: Shinkiro e Nona

The King of Fighters XIII | 21/08/2012 18:00:07 0 / 0

Uma coisa que às vezes os gamers não prestam muita atenção é sobre quem é o artista por trás do desenho dos personagens dos jogos. Pensando nisso, estamos trazendo agora esse novo tipo de matéria falando sobre os artworkers.

E, para iniciar, dessa vez falaremos sobre o famoso artista Shinkiro e o polêmico Nona.

Ambos possuem trabalhos na SNK. Um deixou sua marca registrada na empresa por possuir um traço e pintura muito realista e o outro é o completo oposto, com um desenho mais caricato, quase abstrato.

Bom, vamos a eles!

Shinkiro

Conhecido como Shinkiro, seu nome verdadeiro é Toshiaki Mori. Ele nasceu dia 14 de dezembro de 1962. É um ilustrador japonês, desenvolve artes conceituais e atualmente trabalha na Capcom. Antes disso, ele trabalhou na SNK, onde criou o design de personagens, fez ilustrações para capas dos jogos do Neo Geo, como The King of Fighters, Fatal Fury, Metal Slug, até que deixou a empresa em 2001, quando ela entrou em falência.

Na Capcom, Shinkiro fez até agora várias capas para jogos e design de personagens. Ele também chegou a fazer uma capa para um quadrinho americano da série Spiderman Unlimited e para os quadrinhos da Udon Comics. Ele é conhecido por usar em seus desenhos muita luz e sombra, criando imagens mais realistas do que as comumente vistas em mangás ou animes.

Spiderman Unlimited:

Artwork promocional com Iori, Terry, Athena e Kyo de KOF, e Nakoruru de Samurai Showdown:

Marvel vs. Capcom 3:

Nona

Nona foi contratado pela SNK em 1995. Ele desenhou várias artes in-game e retratos de personagens. Ele é mais conhecido por seu trabalho na série The King of Fighters. Nona costuma aparecer em eventos da SNK.

Sua arte mostra um grande contraste entre luz e sombra, tendo um visual muito mais escuro em comparação ao de seus colegas de trabalho. Os personagens que Nona desenha têm um estilo mangá, porém um pouco fora do comum. Quando ele desenha um personagem que não é de sua criação, Nona tende a cair numa forma mais caricata ao utilizar seu estilo de desenho.

Ele trabalhou fazendo o Artwork (não os sprites) de The King of Fighters 2001 e o resultado foi muito diferente daquilo que havia sido feito até então por Shinkiro (que foi responsável pela série desde o '94 até o 2000).

Já para o KOF 2002, Nona recebeu um pedido para deixar o artwork "mais como era em '94". Ele teve então que trabalhar arduamente com isso, simplificando seu estilo. Nos KOFs seguintes ele não chegou a trabalhar; na época do desenvolvimento da versão 2003, a art ficou com Falcoon.

Luan, Sai e Chat de KOF 2001:

Benimaru Nikaido de KOF 2002:

Cenário da França em KOF XII e XIII:

Atualmente, Nona foi responsável pelo redesign dos personagens nos KOF XII e XIII. Sem ter a limitação de "ficar igual ao '94", ele pôde aplicar seu traço nos sprites. De forma caricata, alguns ficaram bem estranhos, como Ralf e Clark. Mesmo que o traço não precisasse ficar como o dos jogos antigos, todos os personagens voltaram a ter seu visual inicial. Athena, por exemplo, ficou com a roupa escolar, do seu jogo de estreia nos arcades: Psycho Soldier.

 

Gostando ou não, Nona é o novo artworker oficial de KOF. Enquanto isso, podemos ver Shinkiro continuando seu trabalho em vários outros jogos da Capcom. Talvez Shinkiro sinta falta de ver seu traço dentro do jogo, além das capas e imagens promocionais. Quem sabe um dia a Capcom não utilize sua arte para outros fins.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Felipe2345 em 12/10/2012 14:00
Cara, eu AMAVA o desenho "Spiderman Unlimited" quando passava na TV Globinho, eu era viciado naquele desenho e não perdia nenhum episódio!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
The King of Fighters XIII | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 12/08/2013 18:29:03 0 / 0
The King of Fighters XIII | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 08/08/2013 16:45:09 1 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Luta
Lançamento:
22/11/2011
Desenvolvedor:
SNK Playmore
Distribuidor:
SNK Playmore
Plataforma(s):
PCPS3360
A Ash Saga vem com mais de 30 personagens para lutar um contra o outro em combates de 3.
8.5
7.0
Estamos no Facebook