A aventura em Fez é 2D e 3D

Fez | 15/04/2013 12:11:40 0 / 0

Há alguns jogos que se inspiraram em Super Mario Bros. e outros que se basearam em aventuras 3D da atualidade.

Poucos títulos usam os dois exemplos como ideia; ao desenvolver Fez o estúdio Polytron pensou nessa possibilidade, que é totalmente fantástica!

Boa parte dos jogos da indústria atual podem ser considerados verdadeiros "lixos", alguns são praticamente propagandas de filmes e outras franquias. Felizmente a indústria independente também está se estabilizando no mercado, a cada dia mais jogos independentes são lançados.

Aventura dentro do chapéu

Fez é um dos jogos fantásticos, que foi desenvolvido praticamente sem nenhuma verba de grandes empresas. É uma ideia pequena criada por Phil Fish, que demorou muito para executá-la, mas quando isso aconteceu, possivelmente um novo estilo nasceu.

Na aventura os jogadores controlarão Gomez, um personagem que sempre viveu em um mundo bidimensional, sem capacidade de ver as três dimensões. Até que um dia ele encontrou um Fez (aquele chapéu vermelho utilizado por alguns muçulmanos) e começou a enxergar seu mundo de outra maneira, em 2D e 3D.

Esse é um dos pontos mais fantásticos do jogo, o personagem navega pelo seu mundo em 2D e em 3D. Isso mesmo, você pode sair correndo por aí, mas quando precisar ir para o lado de trás do cenário poderá inverter a "realidade" e o ambiente será tridimensional.

Gomez realmente terá a possibilidade de girar o cenário, ele possui quatro lados, como um verdadeiro quadrado. Isso torna a jogabilidade do jogo original e muito divertida, propondo sempre diversas novas possibilidades.

Faça você mesmo!

A aventura não dará aos jogadores um manual com todas as instruções do jogo, e isso é realmente muito bom. O jogador deverá completar as missões da sua maneira, fuçando os cenários e muito mais, ao estilo dos jogos antigos (não vale usar detonado, hein!).

Phil Fish deve ter colocado todo seu esforço na mecânica do jogo e mesmo assim os gráficos são espetaculares, simples, mas de "brilhar os olhos". Também não há o que comentar da trilha sonora, que é levada com diversas músicas ao estilo 8bit.

O jogo realmente tem pouquíssimas coisas ruins, há alguns erros e bugs, que são inevitáveis em uma produção de baixo custo.

Fez é um jogo simples, mas super intimista, que leva os jogadores em um universo diferente e interessante, com um alto poder de imersão. O jogo é totalmente indicado aos amantes dos games, todos deveriam pelo menos testar essa aventura! 

Nota: 10

BETA
Comente pelo facebook
Clique aqui para comentar pelo sistema do gameLib
Leia também
Fez | PC | Xbox 360 | 29/07/2013 15:53:35 0 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Plataforma
Lançamento:
13/04/2012
Desenvolvedor:
TrapDoor
Distribuidor:
Polytron
Plataforma(s):
360PC
Gomez encontrou um Fez, agora seu mundo bidimensional também será tridimensional!
10
9.5
Estamos no Facebook